17/04/15 às 11h38 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Águas Claras recebe Projeto De olho na coleta

Líderes comunitários de Águas Claras, Areal e Arniqueiras tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira (16), o Projeto De olho na coleta, durante reunião realizada na Administração Regional de Águas Claras. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) apresentou a iniciativa e propôs parceria na fiscalização da coleta convencional (lixo domiciliar).

Segundo a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, o projeto visa o aperfeiçoamento dos serviços de limpeza. Ela também contou que a reunião teve um aspecto diferenciado. “Diversas representações sociais de Águas Claras, Areal e Arniqueiras demonstraram ter a consciência de que a promoção da limpeza da cidade está associada à ampla divulgação dos dias e horários das coletas (convencional e seletiva) aos moradores”, relatou.

Outra sugestão dada pelas lideranças comunitárias foi rever a periodicidade da coleta domiciliar e da seletiva. “Sobre esse assunto, vamos avaliar a alteração das frequências de ambos os recolhimentos. Precisamos estudar a quantidade de resíduos secos e domiciliares gerados em cada região, a fim de verificar a necessidade da mudança”, afirmou a diretora-geral.

Na visão da administradora regional de Águas Claras, Patrícia Fleury, a reunião foi produtiva. “A resposta dos líderes comunitários considerei como excelente, pelo entendimento de que a questão do lixo envolve todos, seja Poder Público e sociedade. Além disso, eles conseguiram internalizar que a responsabilidade da geração dos resíduos começa dentro de casa”, disse.

O Projeto

O “De olho na coleta” foi lançado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em 13 de março, durante encontro com lideranças comunitárias de Brazlândia. O projeto passou também em Sobradinho, Planaltina, Vicente Pires e Guará. A ideia é que os cidadãos fiquem atentos ao cronograma da coleta convencional e, caso haja problema no recolhimento, acionar o SLU, pelo telefone 3123-0153.

Fonte: SLU.