8/11/17 às 14h49 - Atualizado em 7/11/23 às 12h58

ALISTAMENTO MILITAR

Alistamento Militar

O alistamento militar é um ato obrigatório que deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos na Junta de Serviço Militar. Após esse período, o alistamento só será possível mediante pagamento de multa.

Destinatários do serviço: Pessoa física.

Quem pode solicitar: Brasileiro do sexo masculino.

Documentação necessária: Documento de identidade, comprovante de residência e foto. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.

Formas de Acesso ao Serviço: Presencial ou através do site http://www.alistamento.eb.mil.br.

Passo a Passo para o Processamento do Serviço: Assim que o cidadão for alistado e designado para a Seleção Geral, receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM). No verso, encontrará a data, local e hora de apresentação para a Seleção Geral. Na Seleção Geral, o alistado será submetido à avaliação médica, onde irá realizar testes e passar por uma entrevista. Esses exames têm por objetivo verificar condições físicas e determinar as suas habilidades e preferências. Na Seleção Geral, o alistado poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido, caso venha a se enquadrar nos padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas. Prazos de Execução do Serviço: No momento do alistamento, o cidadão já recebe imediatamente o CAM (Certificado de Alistamento Militar), constando data, local e hora de apresentação para a Seleção Geral.

Consulta, por parte do usuário, acerca do andamento do serviço solicitado: Presencialmente ou junto ao e-mail jsm@aguasclaras.df.gov.br.

Custo: Gratuito quando realizado dentro do prazo.

Horário de atendimento: 9h às 12h e 14h às 17hs na sala da Junta Militar, na Administração Regional de Águas Claras.

Prioridade de atendimento: Lei nº 4.027/2007.

Tempo médio de atendimento: 30 minutos.

Atualização: Novembro de 2023.