25 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/12/23 às 16h21 - Atualizado em 13/12/23 às 16h28

Projeto Águas Claras Sustentável

COMPARTILHAR

Rejane Mota, da Ascom – Administração Regional de Águas Claras

A Administração Regional de Águas Claras está empenhada na busca por melhorias da cidade e lançou mais um importante projeto que irá conscientizar toda a população local sobre o descarte correto dos seus resíduos eletrônicos além de promover a Educação Ambiental e a Logística Reversa.

Trata-se do Projeto Águas Claras Sustentável que, em parceria com diversos setores já engajados nessa iniciativa na cidade, busca categorizar Águas Claras como referência em sustentabilidade, fortalecendo sua identidade e atraindo ainda mais investimentos que impulsionarão o desenvolvimento econômico local.

O Projeto Águas Claras Sustentável participa do PRÊMIO SEBRAE -DF CIDADE EMPREENDEDORA e dentre seus objetivos está o aumento de 50% da coleta de lixo eletrônico.

Coletores foram colocados em lugares estratégicos tais como condomínios, shoppings, centros comerciais e escolas, visando facilitar o descarte adequado dos resíduos eletrônicos (sendo estes computadores/notebooks, tablet, pilhas, carregadores, celulares, relógio digital, TVs, micro-ondas e impressoras).

Cerca de 3 toneladas de lixo eletrônicos  já foram  recolhidos e encaminhados para a ONG Programando o Futuro.

Diversas ações estão sendo realizadas em benefício da população tais como palestras, workshops e campanhas de conscientização, incluindo também uma Gincana de Coleta de Lixo Eletrônico, que incentiva a participação ativa das escolas e dos moradores locais.

O Projeto tem um foco especial na inclusão social através da inclusão digital, oferecendo capacitação e emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade ou desemprego, por meio de cursos profissionalizantes e parcerias com empresas da área de reciclagem.

Aulas de informática estão sendo ministradas, em paceria com  o Centro Universitário Unieuro, para jovens e demais cidadãos que tenham necessidade desse aprendizado. No dia 11 de dezembro tivemos a conclusão do curso e a entrega das certificações.

As futuras gerações também serão diretamente beneficiadas com o Projeto através da vivência em uma cidade limpa e sustentável por meio das ações de reciclagem de itens eletrônicos e da Educação Ambiental. O Águas Claras Sustentável busca impactar diretamente a população local e indiretamente, todo o Distrito Federal.

Como parte do projeto, entre os dias 18 e 19 de novembro ocorreu o plantio de mais de 100 mudas de árvores em pontos estratégicos da cidade, em parceria com equipes de escoteiros da cidade, o Ave Branca e Águas Claras. Também tivemos a participação da comunidade, que se envolveu ativamente na ação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes