25 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
29/09/21 às 16h33 - Atualizado em 1/10/21 às 14h50

Terracap inicia a construção do Parque Sul, em Águas Claras

COMPARTILHAR

O projeto do Parque Sul tem por objetivo criar um espaço agradável e com bastante verde, de modo a conferir qualidade de vida à população de Águas Claras.A concepção do projeto foi eleita em concurso público promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF).

O Parque Sul, no atual momento, iniciou as obras de pavimentação, como calçadas, estacionamentos e ciclovias. Os próximos passos incluem: construção de quadras esportivas e pista de patins; construção do Módulo de Apoio e Centro Comunitário; paisagismo, com plantio de novas árvores; instalações elétricas (incluindo iluminação) e hidráulicas; implantação de equipamentos: bancos, pergolados, brinquedos, etc; implantação de comunicação visual – placas e sinalização.

O projeto foi concebido de modo a integrar as facilidades de lazer juntamente com arborização planejada, que considerou as diversas estações, época de floração e porte das espécies de modo a se ter um parque agradável durante todo o ano.

Essa implantação, infelizmente, resulta na remoção de 52 árvores. No entanto, não se trata de um ambiente  arborizado naturalmente. São espécies exóticas (ou seja, uma alteração antrópica), remanescentes das chácaras que existentes naquela  região antes da implantação de Águas Claras, das quais muitas foram removidas para a construção dos prédios e ruas da cidade.

Afirma-se que parque não será um local inóspito e cimentado, pois 46 árvores serão mantidas e plantadas mais 237 novas árvores.

O projeto contempla vagas de estacionamento para os usuários do parque, que se situam ao longo da Rua Babaçu, Rua 25 Sul, e Rua Araribá, conforme diretrizes da SEDUH. Por ser um parque urbano, a Administração Regional de Águas Claras irá administrá-lo.

Já o Parque Central está em fase de estudos e a expectativa é que saia do papel no início do próximo ano, bem como a 2ª etapa das obras do Parque Sul.

Agradecemos ao nosso Governador Ibaneis Rocha, a equipe técnica da Terracap e toda equipe do GDF, por destravar esse processo histórico e destinar os recursos necessários para a execução dos parques em Águas Claras/DF.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros