30 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
16/08/21 às 11h33 - Atualizado em 31/08/21 às 11h44

Campanha de Vacinação Antirrábica em Águas Claras

COMPARTILHAR

Está chegando a hora de proteger o seu melhor amigo

Dos dias 16 a 21/08 ocorrerá a vacinação antirrábica de cães e gatos, a partir dos 3 meses de idade, na cidade de Águas Claras.

Confira os locais de vacinação:

👉 Dias 16, 17, 18, 19 e 20

Horário: 9:00 às 14:00.

Local: 📍Administração Regional de Águas Claras, Rua Manacá, Lote 02 Bloco 01.

👉 Dia 21 SÁBADO

Horário: 8:00 às 14:00

Locais:

📍 Administração Regional de Águas Claras, Rua Manacá Lote 02 Bloco 01;

📍 Pão de Açúcar, Praça Tuim Quadra 206 lote 02;

📍Escola Ceav Jr, Av. Jequitibá Lote 485 Loja 01.

📍 Supermercado Águas Claras, QS 05, atrás da Clínica da Família.

 Recomendações durante a vacinação:

Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas.

Vacine seu Pet! Quem ama cuida!

Saiba mais sobre a raiva:

Apesar de não haver casos de raiva em humanos, cães e gatos no Distrito Federal, há muitos anos, a enfermidade precisa ser tratada com seriedade. Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

O único caso da raiva humana, no Distrito Federal, foi registrado em 1978. O último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001. O vírus rábico circula no DF em quirópteros, nos bovinos, equídeos e outros animais.

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, parcela significativa dessas populações imunes ao vírus. Essas campanhas foram iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) em 1973.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes