25 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/03/15 às 14h07 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Operação Tapa-Buracos em ação

COMPARTILHAR

Várias ruas da Grande Águas Claras receberam reparação asfáltica nesta segunda-feira (23) (vejam as fotos). As regiões que receberam estas ações foram Areal e, também, Águas Claras verticalizada. Os serviços aconteceram nas Ruas 03 Norte e Ipê Amarelo e na Avenida Boulevard Sul (entre as ruas Alecrin e Pintagueiras).

Nesta terça- feira (24), a Operação Tapa-Buracos esta realizando trabalhos em várias outras ruas de Águas Claras verticalizada, seguindo cronograma sugerido pela Administração Regional à Novcap  e ao DER, órgãos responsáveis pela execução das obras em todo o DF.

Com as intensas chuvas que atingem o Distrito Federal desde o final do mês de fevereiro e, principalmente na região da Grande Águas Claras, a reparação asfáltica, por meio da Operação Tapa-Buracos, teve seu trabalho reduzido em virtude da alta perda de material. Em vários pontos os serviços tiveram que ser refeitos no dia seguinte.

De acordo com os engenheiros e doutores Jorge Augusto Cerratti, da Universidade Federal do Rio deJaneiro (URFJ); Washington Peres Núnez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG); e Matheus Lemos Nogueira, especialistas do laboratório Lavap, da URFJ; os serviços de manutenção viária utilizando microrrevestimento (massa asfáltica), não deve ser realizado quando a temperatura estiver abaixo de 10°C e acima de 40°C.

Também é observado que os serviços não devem ser realizados, em hipótese nenhuma, em dias chuvosos. “Tem épocas do ano, principalmente nas chuvosas demais, que os reparos asfásticos não devem ser realizados. É perder material. Chover no molhado”, afirma Washington Peres.

De acordo com Jorge Augusto Cerratti, da URFJ, antes do lanc?amento do microrrevestimento, devera? haver uma verificac?a?o do equipamento, preparac?a?o da superfi?cie existente e condições climáticas e sazonais. “Se estes elementos básicos não forem observados, todo o serviço será perdido”, alerta.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros