28 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
31/01/14 às 16h37 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

GDF traça diretrizes para “Cidade Limpa” de 2014

COMPARTILHAR

Foi publicado quarta-feira (29), no Diário Oficial do Distrito Federal, o Decreto nº 35.107, criando um grupo gestor e regulamentando a participação de órgãos e entidades no programa Cidade Limpa, que consiste em um mutirão de limpeza das regiões administrativas.

O programa é representado por um grupo gestor, composto por representantes da Coordenadoria das Cidades, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Companhia Energética (CEB), da Agência de Fiscalização (Agefis), da Polícia Militar e do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram). Cada órgão e entidade tem cinco dias, a contar desta quarta-feira (29), para indicar à Coordenadoria das Cidades os titulares e suplentes que vão fazer parte do grupo. A Coordenadoria é responsável por definir e consolidar a execução das ações, acompanhando e monitorando os resultados das atividades.

O Cidade Limpa passa por cada cidade de três a quatro vezes por ano, de acordo com um cronograma, e permanece durante uma semana em até duas regiões administrativas. O objetivo é atender as demandas da população, especialmente as elencadas durante reunião realizada na semana anterior à ação. Os servidores fazem o trabalho de manutenção e conservação, com retirada de lixos e entulhos, poda de árvores, roçagem, pintura de meios-fios e faixas de sinalizações, manutenção da rede de iluminação pública, entre outros.

Balanço de 2013

Em 2013, o Cidade Limpa percorreu pelo menos três vezes cada uma das regiões administrativas. Ao todo, foram 84 ações em todo o DF, retirando aproximadamente 390 mil toneladas de entulhos, galhos e lixos em geral. Para realizar o serviço, mais de 150 homens e mulheres foram mobilizados e mais de 83 equipamentos foram utilizados.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros