20 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
22/12/20 às 20h14 - Atualizado em 23/12/20 às 10h30

Drive-Thru do Lixo Eletrônico Especial de Natal foi um sucesso!

COMPARTILHAR

O último drive-thru de lixo eletrônico do ano foi feito, neste domingo (20), em frente à Administração de Águas Claras foi um sucesso,. Foram coletados 2.214 kg em materiais e equipamentos para recondicionamento e reciclagem. A ação faz parte do Reciclotech, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) que recicla materiais descartados e os doa a pessoas carentes. A iniciativa já percorreu as cidades de Cruzeiro, Gama, Guará, Jardim Botânico, Lago Sul, Park Way, Plano Piloto,  São Sebastião, Sudoeste e Vicente Pires. Ao todo, 25 toneladas de produtos foram arrecadadas.

Todo o lixo eletrônico recolhido neste domingo e de recondicionamento rápido será doado, na véspera de Natal, para o projeto Mãos Solidárias, que beneficia a população de Sol Nascente/Pôr do Sol. A iniciativa atende, gratuitamente, mais de 240 crianças (4 a 17 anos) e suas famílias com atividades socioculturais. 

Projeto

O Reciclotech foi idealizado pela Secti-DF e é gerido pela Programando o Futuro, Organização da Sociedade Civil (OSC) com mais de 20 anos de experiência no ramo. A entidade foi selecionada e habilitada a partir de processo de chamamento público junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

A expectativa é de que mil toneladas de lixo eletrônico sejam coletadas por ano, com potencial para criação de 100 laboratórios de informática a partir do alcance de 5 mil equipamentos doados. Na vertente da capacitação, o plano é que, anualmente, mil jovens a partir de 14 anos passem por cursos de informática básica, manutenção de computadores, redes e robótica.

Para o administrador de Águas Claras, André Queiroz, o drive-thru deste domingo conciliou os festejos natalinos com uma iniciativa de inclusão digital. “Principalmente para aquelas pessoas de baixa renda. Além do descarte adequado desse tipo de lixo por parte da comunidade, os materiais serão recondicionados e doados no Natal aos referidos alunos”, ressalta o responsável pela cidade.

Para saber onde encontrar um ponto de descarte ou unidades móveis do Reciclotech, acesse o site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros