25 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/05/14 às 11h52 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Brasília, Cidade Parque e grupo paulista “Teatro nos Parques” oferecem espetáculos gratuitos em cinco parques do DF

COMPARTILHAR

Pensando em ocupar cada vez mais os parques de nossa cidade, a programação do projeto Brasília Cidade Parque traz, desta vez, o teatro. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e Grupo CCR, o projeto paulista Teatro nos Parques chega a Brasília, de 24 de maio a 1º de junho. Serão dez apresentações em parques de fácil acesso à população, que poderá assistir a cinco espetáculos de companhias brasilienses e paulistas. A abertura será no próximo sábado (24) no Parque Olhos D´Água. A primeira encenação será do Cia. Os Buriti Teatro de Dança (DF), com o espetáculo Cantos de Encontro.

O maior desafio do governo foi aumentar o número de parques implantados do DF. Sucesso! O investimento foi feito em 15 parques. Nos últimos três anos, mais de 30 milhões foram aplicados em reformas ou implantações nessas unidades. O gasto foi, em média, de dois milhões, por parque. Os 15 parques implantados representam um aumento de mais de 1000% no número de parques implantados nos últimos 10 anos. Há ainda outros em projetos para serem implantados, em breve. Isso é inédito!

O objetivo agora tem sido ampliar o significado do ato de ir ao parque. “O ambiente precisa ser mais do que as práticas esportivas. Queremos criar um sentimento de pertencimento nas pessoas. Afinal este espaço é de todos. Diversas atividades estão sendo realizadas nos parques para criar uma melhor utilização do espaço. Desta vez será o teatro”, diz Nilton Reis, presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A segunda apresentação do projeto paulistano será no domingo (25), Mamulengo Presepada (DF) encena O Romance do Vaqueiro Benedito, no Parque dos Jequitibás, em Sobradinho. O projeto segue com apresentação de dois espetáculos paulistas no dia 31: Mãos a Obra, da companhia La Cascata Cômica, no Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga; e Futebol Voador, da Cia. Base, no Parque da Cidade (próximo ao estacionamento 10). E para encerrar a programação, no domingo (1/6), a Cia Circênicos apresenta o seu espetáculo Circênicos Varietè, no Parque Águas Claras. Todos os espetáculos têm duas sessões. Uma às 11h e outra às 16h. E o melhor, de graça!

A programação será composta prioritariamente por grupos locais, numa política de investimento e valorização do teatro de rua. “O projeto tem a mesma meta do nosso programa Brasília, Cidade Parque: uma aproximação da comunidade, a utilização desses espaços como palco para espetáculos musicais como a Orquestra Sinfônica que já se apresentou três vezes, ou seja, mais uma forma de ocupação do espaço público – atraindo moradores de seu entorno que por alguma razão não iam ao parque perto de onde vive”, diz ele. Nilton acrescenta que há uma época não muito distante os brasilienses tinham que se deslocar das Regiões Administrativas e vir para os parques do Plano Piloto, hoje em dia não é mais assim. A meta do projeto Brasília, Cidade Parque é implantar todos os 72 parques do DF. “Como não é possível investir em todos de uma só vez, priorizamos, ao menos um, por cada Região Administrativa e queremos disponibilizar ainda muitos eventos culturais, conclui Reis.

PROGRAMAÇÃO Brasília, Cidade Parque (DF) e Teatro nos Parques (SP)

Brasília: 24 de maio a 01 de junho de 2014

ACESSO LIVRE

24/05 – sábado – 11h e 16h

Parque Olhos D'Água (SQN 413/414– Asa Norte – 3349-5793)

Espetáculo: Cantos de Encontro

Os Buriti Teatro de Dança (DF)

Espetáculo encenado com muita música, cantos e histórias. É o espaço de encontro e apresentação de quatro instrumentistas/atores que trazem em suas músicas, histórias, personagens e bonecos para encantar o público de todas as idades. As músicas falam dos instrumentos tocados em cena, contam sobre personagens de mundos distantes.

Gênero: Música, Teatro e Contação de Histórias

Duração: 50 min

25/05 – domingo – 11h e 16h

Parque dos Jequitibás (Quadra 10/11, Av. do Contorno – Sobradinho – 3591-4049)

Espetáculo: O Romance do Vaqueiro Benedito

Grupo Mamulengo Presepada (DF)

O espetáculo mostra a aventura do boiadeiro do sertão nordestino. Acompanhado do boi Estrela, Benedito leva a esposa prestes a dar à luz para o hospital. Quando o sogro, João Redondo, descobre sobre a gravidez da filha, manda uma cobra para assustá-los e o animal acaba engolindo o próprio dono. Para resgatá-lo Benedito conta com a ajuda e o julgamento do público.

Gênero: Mamulengo

Duração: 50 min.

31/05 – sábado – 11h e 16h

Parque Saburo Onoyama (AE-Taguatinga Sul – 3352-2102)

Espetáculo: Mãos à Obra

La Cascata Cia. Cômica (SP)

Os palhaços Mané e Zacarias são dois pedreiros que em meio a confusões, disputas e trapalhadas construirão o mais novo condomínio: o Garden Golden Towers Boulevard Shopping Business & Residence. Mãos à Obra é uma comédia sobre o ofício da arte do palhaço e as vertentes do universo circense.

Gênero: Comédia

Duração: 60 min.

31/05 – sábado – 11h e 16h

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (Próximo ao estacionamento 10 – 3325-1092)

Espetáculo: Futebol Voador

Cia. Base (SP)

Durante uma viagem à Inglaterra, o esportista brasileiro Charles Miller descobriu uma prática esportiva muito comum naquele país: o futebol. Ao voltar para o Brasil, Charles trouxe em sua mala uma pequena pelota. A partir daí, acontecem diversas cenas que remontam trechos do primeiro jogo de futebol realizado no Brasil. As coreografias são feitas no solo e no espaço aéreo, culminando com o sonhado e difícil jogo voador com jogadores em aparelhos aéreos montados num balão em forma de bola de futebol, a 20 metros de altura.

Gênero: Circo, Teatro, Dança e Futebol

Duração: 35 min.

01/06 – domingo – 11h e 16h

Parque Águas Claras (Av. Castanheiras – Centro – 3436-7229)

Espetáculo: Circênicos Varietê

Cia. Circênicos (DF)

Um fascinante espetáculo construído por jogos de humor e de imaginação que recria uma atmosfera típica dos antigos espetáculos de variedades. O espetáculo acontece no picadeiro do maior pequeno circo do mundo, um circo mambembe montado em cima de uma camionete antiga. Teremos em nosso picadeiro um elefante do Coisaquistão, Palhaços Latino Americanos, um Equilibrista e Malabarista dos Andes, Acrobatas da Patagônia, Um Mago das Índias e Charlatões Profissionais de Brasília.

Gênero: Comédia

Duração: 60 min.

Assessoria de Comunicação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
Tel.: 32155623 ou 24
Email: ascomambiental@gmail.com”> ascomambiental@gmail.com
Sugestão de entrevista: Nilton Reis – presidente do Ibram
Outras abordagens: datas e outras programações nos parques
Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros